Soccer fans carry an injured man following clashes during a soccer match at Kanjuruhan Stadium in Malang, East Java, Indonesia, Saturday, Oct. 1, 2022. Panic following police actions left over 100 dead, mostly trampled to death, police said Sunday. (AP Photo/Yudha Prabowo)

Famosos

Confrontos pós-jogo na Indonésia elevam o n° mortes para 174

By João Gomes

October 02, 2022

Tragédia na Indonésia. E que tragédia!

Após o apito final entre o Arena e o Surabaya, que resultou no triunfo da equipa visitante por 3-2, houve uma invasão de campo, que deu lugar a uma autêntica tragédia e mar de sangue.

Os adeptos da equipa da casa, onde jogam os portugueses Sérgio Silva e Abel Camará – que até marcou os 2 golos da sua equipa – envolveram-se em confrontos com a claque rival e com a polícia e rapidamente deu-se o efeito bola de neve, com a polícia sem controlo e a ser obrigada a lançar gás lacrimogéneo.

A primeira derrota em casa no derby local em 23 anos fez explodir a fúria da claque Aremania, que atiraram garrafas e outros objetos aos jogadores.

No meio da confusão, e na sequência do gás lançado pela polícia, houve várias pessoas que morreram esmagadas, na tentativa de fugir.

Já é uma das maiores tragédias de sempre em estádios de futebol, “ranking” que continua a ser liderado pelos confrontos entre adeptos do Peru e da Argentina no Estádio Nacional de Lima, em 1964.

A polícia entretanto atualizou o número de mortes para 174, número esse que ainda deve aumentar. Há várias crianças na lista 😭

Às 09:30 [hora local, 03:30 em Lisboa] o número de mortos aumentou para 158, e às 10:30 para 174. Estes são os dados recolhidos pela East Java Disaster Management Agency”.

A Liga local foi suspensa uma semana e o Arena não joga mais em casa até ao fim de época.

Tragédia na Indonésia: pelo menos 127 mortos e 180 feridos numa batalha campal após um jogo de futebol.pic.twitter.com/tapUsN0mwW

— B24 (@B24PT) October 2, 2022

ATENÇÃO: 127 pessoas morrem asfixiadas após a polícia jogar quantidade extrema de gás lacrimogêneo durante tumulto em jogo de futebol na Indonésia. A maioria morreu no hospital, sem oxigênio. Revoltados, torcedores destruíram 11 carros, uma delegacia e mataram 2 policiais. pic.twitter.com/x4ngjrVxiM

— Renato Souza (@reporterenato) October 2, 2022

Gostou do Artigo ?
Subscrever Notícias de Portugal